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Salve corredores!
Aqui quem escreve é Camila Campanhola, militar, atleta e treinadora. Moradora da Ilha de Fernando de Noronha por 2 anos e última vencedora da MountainDo 21km em Maio de 2018.
Essa é uma prova imperdível, principalmente para quem gosta de provas "off road/ trail", o cenário é incrível, Noronha com certeza está na lista de todo Brasileiro, então por que não juntar duas paixões? Viagem e uma corrida linda? Valeu a pena demais!

Tudo na prova, todos os cantos são maravilhosos. Além de perder o fôlego com o esforço da corrida em si, que é dura pelo percurso acidentado, o momento mais marcante foi perder o fôlego com o visual incrível da Praia do Sancho e seus 50 tons de azul, logo após a trilha dentro da área do parque.

Quanto à organização da prova em si, a hidratação tem poucos pontos, mas isso já é avisado no regulamento, e por isso é obrigatório o uso de cinto ou mochila de hidratação para os 21km. Ideal levar também pelo menos 1 gel de carboidrato. 

Vamos às dicas sobre a prova?! 
Bem, como sabemos é uma prova considerada OffRoad / Trail, a maior parte da corrida acontece fora do asfalto. Passamos por diversos terrenos, pedras, barro, areia fofa e batida, deck de madeira, poças, além de ser uma prova com altimetria bem variada, sim, muitas subidas e descidas! 
Tendo em vista essas características da prova, como podemos conduzir os treinos?
 
Devemos varia-lo bastante. Um dos treinos indicados é o FARTLEK (jogo de velocidades), é o que acontece na prova o tempo todo por conta dos terrenos extremamente diversificados, hora estamos em pace de 5min/km no asfalto, hora a 6min/km na areia, outra a 4min/km na descida e logo 7min/km nas subidas de lama...(por exemplo). 

O treino de Fartlek entra aí como preparação e adaptação do corpo em relação a essas alterações de velocidade, sendo considerado um intervalado ativo e também ajuda no condicionamento forçando a recuperação em atividade. 

Outro treino importante é o de SUBIDAS/TERRENO VARIADO. Pelo menos uma vez na semana faça um percurso com muitas subidas e descidas, de curtas a longas, pode ser feito também treino intervalado nas subidas, com descidas recuperativas por exemplo. E é claro, se tratando de uma prova de 21km, outro treino necessário na semana é o LONGO, converse com seu professor para planejar corretamente o aumento de volume (km), que deve ser lento e progressivo, aumentando no máximo de 1 em 1km de volume a cada duas semanas nos longos. Depende muito do seu histórico e nível de condicionamento atual, mas por exemplo se hoje o seu treino mais longo é de 15km, pelas próximas 2 semanas pode ser 16km, nas duas seguintes 17km... e por aí vai. Se possível nesse treino, procure ir para algum lugar que proporcione variação de terrenos, corra na praia, grama, asfalto, montanhas, etc. 

Contudo, 3 a 4 treinos por semana são suficientes. Prezem pela qualidade e não quantidade. (Ex: Rodagem em SUBIDAS, FARTLEK, LONGO / Semana). 

Além de tudo, o Fortalecimento Muscular é fundamental, principalmente de membros inferiores e (CORE) tronco geral, trabalho que pode ser feito na musculação ou nos circuitos de treinamento funcional. Fale com seu professor para ajudá-lo com o treino específico. Por exemplo, correndo em areia e pedras temos um desnível grande, devemos incorporar ao fortalecimento trabalhos de estabilidade de tornozelos/joelhos e propriocepção. 

Sobre materiais, o tênis ideal seria um Trail, com boa aderência, ventilação e tecido leve que não retenha muita água, pois passaremos de água do mar a grandes poças de chuva e lama (normalmente chove bastante na Ilha nesse período). E não se esqueça da mochila ou cinto de hidratação para os 21km, é obrigatório e necessário.

Bem, aqui foram algumas dicas para vocês se prepararem conscientemente para essa prova que, tudo que tem de difícil tem de linda! 
Paisagens incríveis e inesquecíveis!

Camila Campanhola
Camila Campanhola

A Maratonista, nos conta detalhes sobre a prova e os treinos da Mountain Do Fernando de Noronha. Muito Obrigado, Camila!

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